Na reta final do inverno, especialista dá dicas para manter a saúde dos pets em dia

Professora da Universidade São Judas explica como proteger cães e gatos de doenças e desconfortos na reta final do inverno.

saude cachorro gato
Foto: Pixabay

 

Com as temperaturas mais baixas se despedindo aos poucos, a reta final do inverno ainda exige cuidados especiais com os animais de estimação. A professora Jordana Monteiro, do curso de Medicina Veterinária da Universidade São Judas, alerta que práticas comuns nesta época, como manter a casa fechada ou reduzir os passeios, podem afetar diretamente a saúde dos pets.

Segundo a especialista, ambientes sem circulação de ar favorecem a propagação de doenças respiratórias, como as gripes, especialmente em locais com alta concentração de animais. Além disso, cães e gatos que já sofrem com bronquite, asma ou alergias podem ter os sintomas agravados. “A falta de ventilação e a alteração da umidade do ar também podem predispor a quadros alérgicos e dermatológicos”, explica Jordana.

Outro ponto importante é a exposição solar. Assim como nos humanos, ela contribui para a fixação de vitamina D nos animais, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo problemas articulares. “O sol é essencial para o bem-estar dos pets, mas é preciso atenção em animais de pele clara, que devem usar protetor solar em áreas como focinho e orelhas para evitar câncer de pele”, recomenda.

A variação brusca de temperatura ao longo do dia também pode ser prejudicial, funcionando como um “choque térmico” para o organismo e enfraquecendo as defesas naturais. Animais braquicefálicos, como buldogues e pugs, sofrem ainda mais com mudanças intensas de clima por conta de características anatômicas que dificultam a troca de calor.

Para proteger os pets nesta transição de estação, Jordana sugere medidas simples: manter os ambientes arejados nas horas mais quentes do dia, garantir acesso seguro ao sol, evitar correntes de ar e proteger cães que dormem fora de casa com casinhas bem isoladas do frio, vento e umidade. Roupinhas e cobertores podem ser aliados, desde que o animal aceite bem.

A atenção deve ser redobrada com filhotes e animais idosos, que são mais vulneráveis nesta época. No caso dos mais velhos, as doenças articulares tendem a se agravar no frio. “O clima frio favorece a vasoconstrição, reduzindo a irrigação sanguínea nas articulações e aumentando a dor. Por isso, muitos animais ficam mais relutantes a se movimentar. Nesses casos, consultas regulares ao veterinário são fundamentais para avaliar se há necessidade de suplementos ou outros tratamentos de suporte”, orienta a professora.

Por fim, manter a vacinação em dia e realizar acompanhamentos periódicos com um médico-veterinário completam a lista de cuidados essenciais. “Pequenas mudanças

de rotina fazem toda a diferença para atravessar essa reta final de inverno com mais qualidade de vida para cães e gatos”, conclui Jordana.

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade para o país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por cerca de 381 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior, e em mais de 500 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali, Community Creators Academy, e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2023, a Forbes, uma das revistas de negócios e economia mais respeitadas no mundo, elencou a Ânima entre as 10 maiores companhias inovadoras do país e, em 2022, o ecossistema de ensino, também foi destaque do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias

Ao clicar no botão Inscrever-se, você confirma que leu nossa Política de Privacidade.
Rolar para cima