Brasil já conta com especialidade que ajuda a lidar com luto pet

Única especialista da categoria do Brasil com certificação internacional, Juliana Sato se destaca ao tratar de tutores e profissionais impactados pela perda do animal

Psicólogos, profissionais que se dedicam a cuidar da saúde mental e bem-estar do ser humano, têm uma data dedicada a eles: 27 de agosto. Mais do que uma homenagem, o Dia do Psicólogo é o momento de refletir a importância desse especialista, essencial para recuperar e manter o equilíbrio emocional diante dos desafios do dia a dia e até mesmo da perda de um animal de estimação, cada vez mais presentes na vida das pessoas.

Juliana Sato é uma das poucas referências brasileiras em luto pet, especialidade que tem ajudado tanto tutores quanto profissionais que cuidam e convivem com animais em sua rotina a enfrentar a perda com mais serenidade.

Graduada em psicologia e pós-graduada em distúrbios alimentares e suicidologia, Juliana tem 18 anos de experiência, atuando em prevenção do suicídio, riscos psicossociais e consultora de bem-estar organizacional. Mas a paixão pelos bichos e a carência de psicoterapeutas preparados para lidar com pacientes abalados pela perda de seus animais de estimação a levaram a se especializar em luto pet, área na qual vem se dedicando desde 2023.

“Ao ouvir meus pacientes, percebi que eles não encontravam apoio psicológico para tratar de casos de saúde mental relacionados ao luto animal e, muitas vezes, o problema era negligenciado”, relata a especialista, que é a única do Brasil a ter o certificado internacional da Association for Pet Lost and Bereavement, entidade pioneira e referência do segmento nos Estados Unidos. Para aperfeiçoar seu conhecimento no mercado corporativo veterinário, Juliana está cursando mestrado na Unifesp, com foco em luto de médicos veterinários em situações de desastres. No ano passado, passou a integrar a diretoria da Ekôa Vet – Associação Brasileira em Prol da Saúde Mental na Medicina Veterinária.

O suporte psicológico especializado tem se tornado ainda mais relevante diante das mudanças no estilo de vida, em que há maior integração entre o animal doméstico e o ser humano. “Os pets hoje são parte da família, inclusive muitos casais preferem ter um pet em vez de filhos. Pessoas com deficiência, indivíduos atípicos e profissionais que cuidam dos animais, como policiais, por exemplo, também acabam criando um vínculo especial com os animais. No caso dos profissionais, quando a convivência diária e esse laço afetivo se rompem, há risco de sobrecarga emocional e adoecimento psicológico”, afirma a psicóloga.

Para promover uma reflexão sobre o luto pet, Juliana Sato e Louisanne Sanchez devem lançar em breve o livro ‘Luto no Contexto da Medicina Veterinária’. A obra mostra o apego emocional de tutores e veterinários, bem como os impactos emocionais causados pela perda do pet. O livro trata de temas delicados, como a morte e o luto dos profissionais que lidam diariamente com os bichos, a eutanásia, os cuidados paliativos e até o suicídio entre profissionais veterinários.

Como head de Saúde Mental do Trabalhe Pra Cachorro (TPC), plataforma de formação de profissionais pets do país, Juliana lidera ações voltadas ao cuidado emocional de pessoas que trabalham em hotéis, creches e clínicas veterinárias. Sua atuação junto às empresas inclui ainda consultoria e mentoria para líderes do segmento pet vet, auxiliando na construção de culturas organizacionais mais humanas, sustentáveis e seguras.

“As empresas do segmento pet vet precisam estar atentas e zelar pela saúde dos seus colaboradores, que muitas vezes precisam manter o equilíbrio emocional mesmo em situações de forte pressão”, conclui.

 

Sobre Juliana Sato – Psicóloga graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, com pós-graduação em Distúrbios Alimentares pela Unifesp, Juliana Sato é certificada pela renomada Association for Pet Loss and Bereavement, entidade pioneira e referência em luto pet nos Estados Unidos. A especialista vem se destacando desde 2023 em consultoria e atendimento em saúde mental de profissionais do segmento pet vet, além de mentorias para empresas e líderes na construção de culturas organizacionais mais humanas, seguras e sustentáveis. Desde 2024, faz parte da diretoria da Ekôa Vet – Associação Brasileira em Prol da Saúde Mental na Medicina Veterinária. Para ajudar pessoas que buscam equilíbrio emocional e crescimento pessoal, criou o canal VibeZenCast, no qual compartilha conteúdos sobre saúde mental, autocuidado e bem-estar. Saiba mais acessando o site da especialista ou o perfil no Instagram @julianasato.

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias

Ao clicar no botão Inscrever-se, você confirma que leu nossa Política de Privacidade.
Rolar para cima